segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nu com a mão na consciência

Um empresário da Zona Norte, aqui em Maringá, ficou famoso da noite para o dia. No bairro onde ele mora e trabalha, não se fala em outra coisa. "Tá todo mundo sabendo, né?", comenta, rindo, uma cabeleireira cinquentona. "Aqui na padaria, as pessoas falam dele o dia inteiro", diz a balconista, sem economizar na risada. Quer encontrá-lo? Basta perguntar a qualquer pessoa do bairro. "Ele tem um comércio logo ali, ó", aponta, com uma boa risada, a estudante de 14 anos.

Para bombar na vizinhança, o empresário não precisou compor uma ópera nem atuar em alguma novela. Bastou atender às súplicas e aos desejos ardentes de sua namoradinha virtual, uma morena de aparentemente uns 20 e poucos anos, com quem ele vinha tendo papos quentíssimos nas longas madrugadas no Facebook. Exibindo-se na força do homem - orgulhoso de sua torre de Davi, seu cume de Hermon! -, o empresário pouco se importou com a barriguinha saliente: de frente para o espelho, tirou três selfies, sem aumentar nem diminuir nadinha, da forma como veio ao mundo. Seguindo as orientações da amada – ele não sabia muito bem como passar as fotos para o computador -, o empresário apaixonado foi compartilhando, sigilosamente – não era a sua maior provinha de amor? -, as três imagens tão cobiçadas pela moça.

Dois dias depois, funcionárias de uma farmácia chegaram cedinho na loja e já foram abrindo o misterioso envelope que alguém pôs debaixo da porta, na noite da última segunda-feira. Lá estava o seríssimo empresário, posando em ângulos diferentes, impávido e colossal. "Foi um espanto! Mas de uma coisa ninguém pode tirar sarro: ele é bem dotado, viu?", avalia uma das funcionárias da farmácia.

Rapidinho, as fotos do peladão foram circulando de loja em loja, enviadas de celular para celular, compartilhadas, com as devidas censuras, por meio mundo nas plataformas sociais. Nem o santo pastor da igreja evangélica, onde o empresário dá o ar da graça há tantos anos, foi poupado do envelope. "Armaram para ele. E ninguém nunca ouviu falar da tal garota das fotos. Isso deve ser coisa de ex-namorada", arrisca uma moradora do bairro. "Esse papo de pedófilo é mentira", reforça um vizinho do empresário.

A caminho do peladão, algumas pessoas me aconselham a tomar cuidado. "Aquele lugar dá um povo estranho. Fique esperto. E, se ele não quiser falar, não insista. Acho que até já teve gente armada lá dentro", aconselha uma cinquentona.


"Fui enganado"

O empresário é alto e forte. Tem a cara amarrada. Atrás do balcão, ele vende um maço de cigarro para uma mulher. Mais de um metro e setenta de altura. A cara amarrada, concluo, deve ser culpa das noites de insônia, porque, gente boa, ele já vai estendendo a mão e abrindo o peito. "Fui enganado. Não era uma mulher de verdade. Deve ser alguém querendo armar para mim", lamenta. Com um celular em mãos, o empresário, que é separado e pai de quatro filhos, vai provando que foi seduzido pela moçoila. Desde que avisou que iria à polícia, o perfil da morena já teve a foto trocada – no lugar da mulher, agora aparece um desenho vermelho. E ele vai provando tudo isso na tela do celular. "Sorte que eu não apaguei as mensagens, tá vendo? Ela sempre pedia pra eu deletar as nossas conversas."

Na janelinha do Facebook, em altos papos calientes, madrugada adentro, a morena insiste que o empresário envie as imagens eróticas para que ela possa saciar seus desejos. "Por isso, tá vendo, que eu queria marcar um encontro com ela, mas ela sempre se esquivava?! Agora, vê a minha situação: preciso comprar pão na padaria, e tô morrendo de vergonha", desabafa, antes de acrescentar: "Mas, por favor, fale com meu advogado: eu não posso dar mais detalhes sobre isso. Sabe como é, né? Quanto mais mexe, mais fede."

"Foi ingênuo"

Segundo Rafael Moribe, advogado do empresário, seu cliente "foi ingênuo" ao aceitar os pedidos da namoradinha virtual e enviar as três fotos eróticas. "Foi um momento de euforia que ele teve com a menina, porque ela dizia que ele era bonito e sentia atração física", comenta. No bairro, diz o advogado, o empresário é querido por todos. Em toda a sua vida, ele só teria tido um único arranca-rabo, tenso e sinistro. "Meu cliente se envolveu, certa vez, com uma mulher. O ex-marido dela ficou furioso e foi até o local onde ele trabalha: fez ameaças de morte, demonstrou que estava armado e o meu cliente teve que fugir. Curiosamente, foi nesse mesmo dia que o perfil da moça o adicionou no Facebook e eles começaram a conversar. Veja: não estou afirmando que o autor seja esse sujeito. É preciso, agora, investigar o caso. E como meu cliente acreditava nela, uma moça que se dizia evangélica, resolveu atender o pedido e fez a besteira de enviar as fotos", resume o advogado.

Na tarde de quinta-feira, o empresário e seu advogado entraram com pedido de instauração de inquérito policial, para que se descubra quem é, afinal de contas, o sujeito por trás da foto da moçoila sacana. Ao empresário, vou resumindo o que ouvi nas ruas: digo que ele está bem avaliado pelo mulherio, e que tudo tem algum lado positivo. "Pois é, eu tô sabendo", diz, com uma risada meio sem graça, olhando para o chão. "Uma coisa eu aprendi, viu? Nunca mais vou tirar foto pelado... E a minha vida, agora, como é que fica?"

Publicado no Diário (12/4/2015)

Nenhum comentário: